Lótus HUB celebra um ano impulsionando o cenário inclusivo de Counter-Strike
- Vanessa Paccico
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Em 12 meses de atividades, o projeto conectou jogadoras, criou oportunidades e se estabeleceu como referência no desenvolvimento do cenário inclusivo
São 365 dias com uma HUB inclusiva, um campeonato com final presencial e diversas matérias e conteúdos produzidos para a comunidade. Ao longo desse período, a Lótus trouxe esperança e movimento ao cenário inclusivo por meio de iniciativas que conectaram, capacitaram e inspiraram jogadoras de diferentes níveis.
Fundada em 22 de novembro de 2024, a Lótus HUB nasceu com o objetivo de unir a comunidade feminina e inclusiva de Counter-Strike, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor. Desde então, o projeto se tornou um ponto de encontro para jogadoras que desejavam evoluir no jogo, fazer networking e, em muitos casos, dar os primeiros passos rumo ao sonho de se tornarem atletas profissionais.

Uma das jogadoras impactadas foi Melina "meL55" Heckmann, capitã da Brave Bears, time que disputou o qualificatório fechado sul-americano da ESL Impact League 7. Em declaração à Lótus, ela explicou como o projeto agregou em sua vida:
A principal coisa que agregou para mim, foi a união das players, tanto casuais quanto as que jogavam mais "sério". Eu conheci muitas meninas através do projeto, e que hoje fazem parte da minha vida (pessoal e no jogo). Então, pra mim, esse projeto está sendo o coração do cenário inclusivo.
Outra participante ativa das filas e fã do projeto é Thayná "Tatay" Santana, que falou sobre a importância da Lótus de forma apaixonada:
O jogo existe na minha vida desde que eu tenho 15 anos (eu estou com 33). Passei pelo 1.6, pro CS:GO... Conheci muita gente (...). A Lótus entregou pra gente um último suspiro, porque tanto as meninas que representam o cenário, como streamers, players e casters, como nós, que somos fãs do jogo, nos sentimos representadas de verdade. Parece que não soltaram nossa mão. Por causa da Lótus, fiz amizades muito legais que pretendo levar por bastante tempo e consegui participar do Rainhas do Clutch. Nunca tinha jogado contra um time expressivo e essa foi minha primeira oportunidade.
A fundadora e CEO da Lótus, Amanda "AMD" Abreu, candidata a Personalidade do Ano pelo Prêmio Esports Brasil, também compartilhou sua visão sobre a motivação do projeto.
Difícil falar de Lótus porque sou zero neutra (risos), 'puxo sardinha' mesmo. Modéstia à parte, gente teve um crescimento absurdo esse ano pra quantidade de mãos trabalhando, o que fizemos é incrível. O fato de a gente nunca desistir e continuar brigando, mesmo que muitas coisas atrapalhem nesse caminho, mostra que o projeto é especial. Ninguém insiste tanto se não for por amor e somos apaixonadas por esse universo. Ver os eventos, as iniciativas e as mulheres apoiando é o que faz tudo isso valer a pena.

Ela também comentou sobre a importância de iniciativas como essa dentro do cenário inclusivo.
Muita gente acha que nosso espaço existe por cota ou bonificação, mas a verdade e que a gente merece tudo que conquistamos e brigamos muito para ter tudo isso. Não queremos nenhum favor e sim correr atrás de tudo que sempre era pra ter sido nosso. Quando falamos de projetos inclusivos, não é pra ter facilidade ou atalho, e sim para ter um espaço seguro dentro de um mar de tubarões. Estamos tentando sobreviver para depois dominar o mar.
Por fim, a CEO falou brevemente sobre o que podemos esperar do futuro em relação à Lótus.
Lótus, esse ano, foi resistência. A gente fez um campeonato dentro de um navio, o que foi histórico. Tivemos mais de 250 mil visitantes, com impacto em 2 milhões de pessoas nas redes sociais. O nosso cenário dá retorno, sim, e provamos isso com essa edição de Lótus Challenge by Kabum. E essa foi só a primeira!
Ao completar seu primeiro ano, a Lótus celebra conquistas, histórias e laços criados. Por ser um projeto feito pela e para a comunidade, todas as iniciativas sempre trabalham para a construção e fortalecimento do cenário a fim de torná-lo um ambiente mais acolhedor e seguro para as mulheres e pessoas apaixonadas por Counter-Strike.
Acompanhe mais notícias sobre o cenário inclusivo de CS 2 e de outras modalidades aqui na Lótus. Participe também do nosso Discord para conhecer novas pessoas e participar das filas na hub inclusiva da FACEIT.


