Furia derruba o império das hexacampeãs da ESL Impact
- Amanda Abreu
- 25 de mai.
- 3 min de leitura

Pela primeira vez desde a criação da ESL Impact, a taça não terá o nome da Imperial gravado. Em uma série emocionante neste sábado (25), a FURIA venceu as atuais hexacampeãs por 2 a 1 e garantiu a classificação para a grande final do Mundial feminino de CS2 em Dallas, nos Estados Unidos.
O confronto começou com reviravoltas já no mapa de estreia, Train, escolha da Imperial. A FURIA abriu vantagem ainda no lado CT, dominando o half por 10-2, mas viu as adversárias crescerem na retomada e fecharem o mapa por 13-11, dando sinais de que a série seria decidida nos detalhes.
Na Ancient, foi a vez das Panteras reagirem. Com um início equilibrado e muita disciplina tática, a FURIA saiu na frente por 7-5 e controlou bem o segundo half, empatando a série com o mesmo placar: 13-11.
No mapa decisivo, Nuke, a equipe brasileira mostrou superioridade do início ao fim. Emplacando boas execuções e com o jogo coletivo afiado, fecharam o mapa em 13-5, encerrando um ciclo de domínio da Imperial na competição.

A vitória da FURIA na semifinal da ESL Impact representa o fim da hegemonia da Imperial, campeã das seis edições anteriores do torneio. Mesmo após vencerem a Imperial na final do Rainhas do Clutch no Brasil, o triunfo em Dallas tem um peso ainda maior: agora, a FURIA supera as rivais no maior palco do CS feminino mundial. Na ocasião do Rainhas, a sueca zAAz criticou a torcida brasileira por supostamente interferir na partida, o que adicionou tensão ao confronto. Com a vitória nos Estados Unidos, a FURIA confirma seu protagonismo internacional e escreve um novo capítulo na história do cenário feminino.
“A principal diferença de vencer a Imperial na ESL Impact é o peso. Elas foram campeãs de todas as edições até agora. Diferente do Rainhas do Clutch, aqui estão os melhores times de cada região. Mas o Rainhas foi um divisor, ali tivemos certeza de que estávamos no caminho certo”, contou KAAHSENSEI, jogadora da FURIA, em entrevista ao LÓTUS.
Será a primeira vez em que a ESL IMPACT fará a final no palco principal do evento.
“Sempre sonhei em jogar num palco assim, mas nunca achei que aconteceria tão rápido. Não sei como vai ser com torcida, mas sei que pode fazer diferença. Em qualquer campeonato, o apoio da torcida pode virar o jogo”, revelou a atleta.

Do outro lado do servidor, a FURIA enfrentará adversárias duríssimas Superanova Comets — mas as expectativas seguem altas. “A gente está aqui para ganhar. A preparação continua intensa. Jogamos muito em Dallas, ajustamos a comunicação, trabalhamos mira e tomada de decisão. A parte tática fica com a izaa e a comissão”, explicou KAAHSENSEI.
A trajetória da equipe foi acompanhada de perto por quem vive e respira o cenário. Para a narradora Nessyteras, a evolução era inevitável.

“A gente sabia que estava olhando pra um time diferente assim que a izaa entrou. É uma equipe com aura de campeã. E eu sempre confiei que era só questão de tempo até vê-las no topo do mundo”, disse. “Se a taça vier, vai ser difícil segurar a emoção. Torço muito por elas e sou muito grata por ver isso acontecendo.”
Quem também está fazendo história fora do servidor é nahzinha, streamer e idealizadora do projeto Elas Que Lutem, ao lado de Camyy. Com uma das maiores coberturas femininas da história de uma competição de CS na história do cenário, agora volta com tudo fazendo transmissão da ESL IMPACT e com a missão de levar as jogadoras ao topo e trazer visibilidade para o inclusivo.

“A FURIA respira CS, vive o jogo. Elas vão surpreender. Esse é o momento. É o sonho delas, e também é o meu. Vou colocar toda minha alma nisso. Vamos levantar esse troféu!”, vibrou nahzinha.
A grande final acontece hoje às 12:30 no horário de Brasília, neste domingo, em Dallas, com transmissão ao vivo.
Nos canais oficiais da ESL, ou de parceiros da comunidade:
📺www.twitch.tv/nessyteras
📺www.twitch.tv/camyyfps
📺www.twitch.tv/nahzinhaa
📺www.twich.tv/CarolzinhaSG
📺www.twitch.tv/tris_mara
📺www.twitch.tv/xbeatriste
📺www.twitch.tv/viickmicheleto
Agora é tudo ou nada. A FURIA está na grande final da ESL Impact e vai em busca do título inédito. Acompanhe, torça e faça parte desse momento histórico para o CS feminino brasileiro.